Blog

Como saber se a placa do seu carro está clonada?

Como saber se a placa do seu carro está clonada?

Uma das fraudes mais difíceis de descobrir é quando a placa do seu carro está clonada. No momento que o proprietário fica ciente de que está sendo vítima de um crime, ele terá muita dor de cabeça para resolver. Mas, como saber se a placa do carro está clonada?

LEIA MAIS:
7 dicas para cuidar do seu carro no frio
Qual é a pior rodovia do Brasil?
7 infrações que geram multa, mas não somam pontos na CNH

Praticamente, a única forma de descobrir que a placa do seu carro foi clonada é quando você passa a receber multas de trânsito que não reconhece, principalmente registradas em outros estados. É muito comum chegar uma atrás da outra, acumulando diversas infrações em um período muito curto de tempo. Mas só uma multa que você não reconhece não quer dizer, necessariamente, que a placa está clonada.

As vezes o preenchimento feito pela autoridade na hora da infração pode ter algum erro de inscrição que chegou até a sua placa. Isso acontece quando a infração é preenchida a mão, por exemplo, como o não uso de cinto de segurança. Quando a infração é registrada por câmera, isso já acusa que o carro está com a placa clonada. Então é bom ficar atendo a esses detalhes na hora da leitura da multa.

Se for o caso de erro de preenchimento, você pode recorrer à multa alegando que não estava no local. Porém, se for constatado que de fato o número da placa era o seu após a sua defesa, tenha a certeza de que a sua placa foi clonada.

O crime segue uma lógica para dificultar a investigação: a placa clonada é usada em carros do mesmo modelo, ano de fabricação e cor que do veículo com a placa legalizada.

E o que fazer se a sua placa foi clonada?

Primeiro de tudo: faça um boletim de ocorrência na delegacia para comprovar que você foi vítima de fraude. Em seguida, apresente o boletim ao Detran do seu estado e eles pedirão uma série de documentos, fotos do carro original e certificado de licenciamento. O processo de comunicação da clonagem de forma presencial por meio de agendamento no site do Detran.

Quando a fraude for comprovada, o próprio Detran vai inserir nos registros uma restrição administrativa para que todas as autoridades saibam que seu carro foi vítima de fraude.

Mesmo depois da instauração do processo no Detran, as multas não são anuladas automaticamente: você precisa entrar com recurso para anular uma por uma, sem exceção. É um processo demorado e muito chato; todavia, é isso o que deve ser feito.

Enquanto o carro clonado não for localizado, é preciso ficar alerta a multas e possíveis problemas judiciais com o veículo. Por isso, é bastante importante instaurar o inquérito e entrar com recursos contra todos os delitos do criminoso.

Siga nossas redes sociais!
Facebook | Instagram

Compartilhe Este Artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Populares

multa-transito

Como Pedir Restituição de uma Multa de Trânsito

Condutor-Habitual

Infrações de Trânsito? Indique o Condutor Habitual

Suspensão da CNH: como evitar?

Suspensão da CNH: como evitar?

Categorias

Somos especialistas em recursos para multas de trânsito. Cuidamos do seu processo, com total segurança e transparência.

Temos uma equipe especializada e dedicada para atuar em casos de CNH cassada ou suspensa .

Temos uma equipe especializada e dedicada para atuar em casos de CNH cassada ou suspensa .

Outros Artigos

Suspensão da CNH: como evitar?

Suspensão da CNH: como evitar?

12.04-Indicacao-de-motorista-676x483

Multa do Bafômetro: O que fazer, quais minhas penalidades?

5 dicas para quem vai fazer a prova teórica da CNH

5 dicas para quem vai fazer a prova teórica da CNH

As 5 multas de trânsito mais cometidas por taxistas e motoristas de aplicativo

As 5 multas de trânsito mais cometidas por taxistas e motoristas de aplicativo