A paixão pelo futebol é algo que nasce com quase todos os brasileiros e isso acaba sendo transmitido também para os carros. Aproveitamos que a Hyundai lançou essa semana o HB20 Copa do Mundo da Fifa Qatar 2022 para relembrar outras séries e versões inspirados no principal torneio de futebol do mundo.
LEIA MAIS:
As 10 multas menos frequentes no trânsito brasileiro
Fim das autoescolas? Processo para tirar ou renovar CNH pode diminuir em até 80%
As 5 multas de trânsito mais cometidas por taxistas e motoristas de aplicativo
Fizemos aqui uma lista com os modelos mais icônicos customizados para comemorar o torneio – que este ano acontecerá no próximo mês de novembro -, entre eles versões que eram dedicadas exclusivamente a homenagear a seleção brasileira.
Uma das pioneiras nesse lance de versões de Copa, a Volkswagen quase sempre fazia edições especiais nos anos de torneio. O primeiro Gol Copa estreou em 1982, mas tivemos vrsões também em 1994, 2002 e 2006.
O Gol Copa de 1982 é um dos clássicos. Com apenas 3.000 unidades produzidas, ele tinha como diferencial rodas esportivas, uma inscrição no nome da versão no vidro traseiro e a clássica manopla do câmbio imitando uma bola de futebol.
A mecânica? O manjado motor boxer 1.6 de dupla carburação, que entregava modestos 51 cv de potência e 10,7 kgf.m de torque. O câmbio era manual de quatro marchas.
Outro clássico com versão especial dedicada à Copa do Mundo, o Chevrolet Kadett Turim homenageava a edição de 1990 da Itália. Não foi um ano muito bom para o futebol brasileiro, já que a seleção foi eliminada ainda nas oitavas de final (isso dói até hoje…). Apesar disso, podemos dizer que a versão especial do Kadett foi algo de positivo que o torneio trouxe.
Baseada na configuração SL/E, a edição trazia alguns diferenciais, como uma faixa nas cores da Itália que acompanhava toda a linha de cintura e também uma inscrição “Turim”, no mesmo estilo tricolor, nas laterais. Já no interior a única diferença entre as demais versões eram os bancos esportivos da Recaro.
Sob o capô, o hatch da Chevrolet usava motor 1.8 GM Família II, que tinha carburação e comando de válvula simples. Conhecido por ser potente, ele entregava 95 cv e bons 14,9 kgf.m de torque. O propulsor vinha casado com uma transmissão manual de cinco marchas.
Era considerado uma ótima compra, já que trazia elementos personalizados, e tinha preço próximo ao da versão normal.
A Chevrolet fez novas versões dedicadas à Copa do Mundo em 1998. Dessa vez, a marca escolheu a S10 e o Corsa, em suas duas configurações – hatch e picape. Chamadas de Champ, as variantes tinham poucas mudanças em relação às demais opções, que se limitavam ao visual externo.
Tudo se resumia a ao adesivo amarelo nas laterais, às rodas de liga-leve de 14 polegadas e à pintura, que poderia ser em verde escuro ou azul marinho. Fora isso, os modelos mantinham as configurações das versões normais.
Assim como a seleção de 1998, as versões não caíram no gosto do público. Hoje em dia é bem difícil de ver uma rodando por aí.
Lançado em 2014, o Uno Rua não deu muita sorte à seleção brasileira. Foi naquela copa que a seleção brasileira levou de sete da Alemanha, algo que ficou marcado na história do torneio – e do futebol brasileiro.
Apesar desse azar, o Uno Rua era uma boa versão intermediária. O modelo era baseado na versão Vivace, com motor 1.0 Fire quatro cilindros aspirado de 75 cv de potência e 9,9 kgf.m de torque. A transmissão era manual de cinco marchas e a direção era hidráulica.
Como diferencial, a versão trazia adesivos alusivos à seleção, como a bandeira na coluna “C”, e também a inscrição da versão abaixo dos retrovisores. O nome “Uno” na tampa traseira vinha nas cores da bandeira (azul, amarela e verde).
Por dentro, a Fiat decidiu explorar bastante as cores da seleção. Os bancos tinham parte do revestimento em azul, a inscrição “Rua” na parte superior e costuras em amarelo. O detalhe também estava no acabamento do volante em couro. A cor azul dos bancos foi usada ainda nos botões do comando do ar-condicionado e nos cintos.
Por último, vamos trazer aqui outras versões temáticas do próprio Hyundai HB20 em ano de Copa do Mundo. Na linha 2014, da fatídica Copa no Brasil, o hatch trazia como diferenciais os adesivos alusivos à edição especial, e também oferecia uma função interessante para a central multimídia: a TV digital. Além disso, tanto hatch como o sedã HB20S tinham emblemas da copa estampados nos bancos e costuras em vermelho.
A estratégia de colocar a TV digital no multimídia também foi adotada pela marca em 2018, na Copa da Rússia. Vale destacar que, assim como em 2022, a marca sul-coreana foi a patrocinadora oficial do torneio nos anos mencionados, por isso só ela podia usar a marca oficial – como agora.
Somos especialistas em recursos para multas de trânsito. Cuidamos do seu processo, com total segurança e transparência.
Temos uma equipe especializada e dedicada para atuar em casos de CNH cassada ou suspensa .
Temos uma equipe especializada e dedicada para atuar em casos de CNH cassada ou suspensa .
A Transito Online não realiza serviços privativos de advogados.
Razão Social: TRANSITO ONLINE SOLUCOES DIGITAIS I.S. LTDA CNPJ: 44.480.313/0001-60
©2022 Trânsito Online. Todos os Direitos Reservados.